Reiki – Energia Vital Universal

Posted on Posted in Reiki

Reiki – Energia Vital Universal

O Reiki é uma das formas de utilizar a energia vital dentro de um leque de terapias cada vez maior. Existem várias definições para a chamada “Energia Vital”, por exemplo; na China chamam-lhe “Chi”; no Japão chamam-lhe “ki”; na Índia chamam-lhe “Prana”, e muitas outras definições existem. Daí encontrarmos diferentes nomes para diversos  tipos de terapias e artes marciais, que usando a força da energia vital de forma específica teem em consideração a sua técnica e origem. Por exemplo: Tai Chi, Chi Kung, Yuki, Reiki, Cura prânica, Cura multidimensional, Cura Magnificada, e tantas outras terapias e artes, que nos ensinam a tirar partido e utilizar a energia vital que existe em todo o universo a nosso favor, de forma a curarmos os nossos corpos e alma. Reiki é a junção de Rei (Universal) com Ki(Energia Vital).

Como surgiu o Reiki?

O Reiki surgiu no início do Sec.XX no Japão através do Dr. Mikau Usui. Na sua juventude, Mikau Usui aprendeu Kiko num templo budista situado no sagrado monte Kurama, ao norte de Kioto (Japão). Esta prática seria uma variante japonesa do Qi Gong, que consite numa série de exercícios cujo objetivo é melhorar a saúde através da meditação, de técnicas respiratórias e de movimentos lentos. Dr. Usui foi igualmente homem de negócios durante bastante tempo, mas a partir de 1914 converteu-se num monge budista e concentrou-se nessa prática á procura da iluminação. Para tentar alcançar esse objetivo decidiu fazer um retiro de 21 dias, de jejum, oração e meditação no monte Kurama. Até que em março de 1922, no final do seu período de recolhimento, viu um progetil de luz descer dos céus na sua direção, e uma poderosa Luz espiritual atingiu-o no seu chacra da terceira visão, fazendo-o desmaiar e quando voltou a si sentiu o seu corpo repleto de Luz, e experimentou uma  vivência reveladora, deu-se a primeira iniciação de Reiki nesta humanidade, e a partir desse momento já podia curar as pessoas sem precisar usar sua própria energia para isso!

Como o Reiki chegou ao ocidente?

Em abril de 1922 DR. Usui mudou-se para Tókio, onde criou a Sociedade do Sistema Usui de Reiki, abriu a sua clínica e começou a praticar Reiki. Em 1925, um ano antes da sua morte, Dr. Usui, treinou e ensinou Dr. Chujiro Hayashi e torou-o mestre de Reiki. Posteriormente em 1935, a Sra. Hawayo Takata descendente de japoneses nascida nos EUA (Hawai) viria também aprender Reiki através do Dr. Hayashi que a tornou mestre, após a ter tratádo e curado durante um ano . Ao regressar aos EUA, Takata levou consigo os ensinamentos de Reiki que trnasmitiu aos 22 mestres que formou e estes a muitos outros, que difundiram o Reiki em todo o mundo.

Como se faz para aprender Reiki?

Deve procurar um mestre instrutor que lhe fará de forma gradual as respetivas iniciações. No primeiro nível fica apto a curar-se a si e aos outros de forma presencial. A partir do segundo nível pode enviar Reiki á distância.

Quantos níveis de Reiki existem?

No Reiki Tradicional/original existem 4 níveis de Reiki: 1º Nível -O despertar (Shoden);  2º Nível – A transformação (Okuden) ; 3º Nível a) – A realização (Shinpiden / Okudenkouki); 3º Nível b) – O mestrado para instrução.

Existe mais do que um tipo de Reiki?

O Reiki original ou tradicional é o que vem diretamente da linhagem do Dr. Mikau Usui e é o mais conhecido. Depois existem outras derivações, das quais a mais conhecida é a do Reiki Essêncial, transmitido pela mestre Dianne Stein. Outros métodos surgiram e variantes de acordo com sintonizações específicas de alguns mestres, no entanto a energia é sempre a mesma.

Qual a diferença entre o Reiki Tradicional e o Essencial?

No Reiki tradicional existem 4 níveis de conhecimento para se chegar a mestre instrutor. No Último nível é dado um símbolo de iniciação “Raku. No Reiki essêncial são dados 3 níveis de Reiki e este símbolo não é transmitido

Como se recebe um tratamento de Reiki?

A pessoa é deitada numa marqueza, e o terapeuta passa com as mãos ao longo do corpo na zona central dos chacras, para fazer passar a energia e dar equilibrio a todo o corpo, e aos hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Em que situações posso receber Reiki? Pode receber-se Reiki de forma presencial ou á distância em qualquer tipo de doença física ou psicológica; em pessoas, animais, plantas, minerais, medicamentos, ambientes e espaços. Não tem contra-indicações!

 

Princípios de Reiki:

*Só Por Hoje:
*Não se zangue;
*Não se irrite;
*Trabalhe honestamente;
*Seja grato pelas bençãos recebidas;
*Trate com gentileza todos os seres vivos!

Grande abraço, bem-hajam todos!

 

 

 

 

Revista Interativa, nº11, 01-15 Maio 2016,
Por: Paula Kantaris – Taróloga, Numeróloga, Terapeuta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *